INSTITUTO BÍBLICO CRISTÃO: O DEUS UNIGÊNITO - MONOGENES THEOS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O DEUS UNIGÊNITO - MONOGENES THEOS

O DEUS UNIGÊNITO - MONOGENES THEOS

Deus nunca foi visto por alguém. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18

O DEUS UNIGÊNITO  MONOGENES THEOS

Deus nunca foi visto por alguém. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João1:18


ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Grego NT: Westcott/Hort

Θεὸν οὐδεὶς ἑώρακεν πώποτε μονογενὴς θεὸς ὁ ὢν είς τὸν κόλπον τοῦ πατρὸς ἐκεῖνος ἐξηγήσατο.

O termo grego MONOGENES THEOS traduzido como Deus unigênito encontrasse nos manuscritos P(66,75), Aleph BCL e no SY(P). Sua autenticidade é comprovada pela citação dos Pais da igreja primitiva: Clemente, Irineu, Origines; e pela data que qualificam esses manuscritos como anteriores ao século IV Dc. Sendo assim, eles são os mais antigos manuscritos que traz DEUS UNIGÊNITO do grego MONOGENES THEOS, como termo original. É lamentável dizer que “filho unigênito” é uma variante posterior que devido ao amadorismo de alguns “teólogos” que sofreram forte influência de outros amadores QUE QUERIAM NEGAR A DIVINDADE de JESUS, veio ser introduzido em suas cópias sendo ele então uma alteração. Essa variante: FILHO UNIGÊNITO ganhou seu lugar inadequado após o século IV, provavelmente devido à falta de compreensão dos termos de João 3:16 e I João 4:9 que declara o mistério da ÚNICA e verdadeira REVELAÇÃO do amor de DEUS, que é a manifestação de DEUS entre nós o chamado EMANUEL, ou seja, DEUS CONOSCO. Então, como já foi dito, DEUS UNIGÊNITO é mais antigo e Filho unigênito é mais comum. Entretanto, esse POPULAR, não desqualifica o termo DEUS unigênito. Porque, ele O DEUS UNIGÊNITO é o mais antigo e isso faz dele o termo correto e aceitável como sendo o verdadeiro e primitivo termo ORIGINAL.
Para quem prefere FILHO UNIGÊNITO saiba que o próprio termo Filho unigênito, QUEIRAMOS ou NÃO, revela a divindade de Jesus Cristo como no caso de 1João4:9. Afinal, MONOGENES não significa o único de sua espécie, como dizem alguns, esta é uma qualificação errada do termo MONOGENES. Quando analisamos Monogenes vemos que este termo é uma justaposição igual à filosofia que é formado por FILOS e SOFIA, significando amizade ou gostar da sabedoria. MONOGENES no original grego é como já dizemos uma justaposição de duas palavras gregas “Monós” que significa ÚNICO e “genes” que significa DA MESMA NATUREZA ou GERADO. Então, sem sombra de duvida podemos dizer que: MONOGENES significa O ÚNICO que POSSUI a MESMA ESSÊNCIA. TEMOS QUE SALIENTAR que, GERADO aqui não significa como muitos pensam uma relação rudimentar antropomórfica.
Alguns na tentativa de explicar MONOGENES caem na cilada ANTROPOMÓRFICA que é a busca de expressões e figuras humanas para explicar o milagre da manifestação de DEUS entre nós na pessoa de EMANUEL o chamado DEUS CONOSCO. Como exemplo posso citar a ilustração do surgimento de Eva que diz: O Deus Unigênito estava contido em Deus Pai, como Eva estava contida em Adão. Para os defensores desta. Esse ato explica o fato de sermos criados à imagem e semelhança de Deus, porque o surgimento de Eva ilustra a geração do Filho. Porém, essa comparação parece contraditória, uma vez que a geração singular do UNIGÊNITO implica em sua existência derivada do Pai. Mas, quando entendemos melhor o termo MONOGENES de João 1:18 que diz: Ninguém jamais viu a Deus: O DEUS UNIGÊNITO, que está no seio do Pai, é quem o revelou. Como diz o profeta Isaias 45:15. Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. Sendo ELE oculto necessário se fez que o DEUS unigênito o revelasse. O profeta Miquéias diz que a revelação é desde da eternidade. “saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Mq 5.2. Entendemos, que MONOGENES vai muito além da compreensão comum de geração com alguns pensam. Afinal, em Isaías 40.25 está escrito: “A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo”. Is 40.25. e “eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim” (Isaías 46.9). Significa dizer que esse termo Gerado de GENES no grego koine é da mesma natureza ou ESSÊNCIA. Então, quer queiramos ou não o Filho é eternamente DEUS porque ELE tem a mesma substância ou é da mesma natureza. Desta, forma podemos dizer que DEUS quando era o Oculto dos Ocultos, o Inefável e o Absoluto SER, desejou sair das profundezas de Si Mesmo, vemos isso na expressão Joanina que diz: Ninguém jamais viu a Deus. Assim sendo, Ele o OCULTO dos OCULTOS se revela no LOGOS COMO DIZ João: NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo1:1. Esse VERBO tem seu ponto máximo na revelação quando o  Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Jo1:14. Esse ato é descrito humanamente como MONOGENES do PRÓPRIO DEUS que é O UNIGÊNITO do PAI. ENCONTRAMOS uma comparação rudimentar na parapsicologia que é chamada de BILOCAÇÃO que é a presença simultânea de um ser humano em dois lugares ao mesmo tempo. A teologia bíblica fala da UNIPRESENÇA DIVINA e a descreve como a Revelação da Onipotência divina. Perceba que, (O DEUS UNIGÊNITO, que está no seio do Pai (O OCULTO dos OCULTOS), é quem o revelou.) Como está escrito: o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus se revela. Rm.1:19. Paulo o DESCREVE como: a imagem do Deus invisível... Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis. Cl15-16. Em outras palavras dizemos que: a expressão de Deus a respeito de Si Mesmo só se tornou possível através da MONOGENES que é a REVELAÇÃO ou a saída DELE das PROFUNDEZAS de Si Mesmo como O DEUS UNIGÊNITO. Que foi revelado ao Apóstolo João: No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Significa dizer que: no inicio Ele é a Realidade Absoluta. A chamada Coisa Real. Em Colossenses 1:17 lemos que: E Ele é antes de todas as coisas, e todas coisas subsistem por Ele. No antigo testamento onde encontramos grande parte do mistério deste ensino lemos que JAVE é o primeiro e o ultimo. Is. 44:6. Eu sou o primeiro e eu sou o ultimo, e fora de mim não há Deus.  Isso porque como o próprio UNIGÊNITO diz: Eu e o Pai somos Um. Jo.10:30. No texto grego, UM corresponde ao neutro HEN, não ao masculino HEIS, o que mostra a única essência entre Pai e o Filho. No Novo Testamento Jesus ressurreto, O MONOGENES THEOS se apresenta a João como o mesmo atributo de JAVE que é o Primeiro e o Último. como lemos em Isaías 44:6. Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Em Apocalipse 1 : 17, João escreve: "E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;". Então, posso concluir sem medo de errar que o termo “filho unigênito” é na verdade uma VARIANTE de MONOGENES THEOS, isto é: O DEUS UNIGÊNITO de João 1:18.

Textos do Novo Testamento Grego de João 1:18
 Muitas autoridades bem antigas “têm theos (“Deus”) em vez de “filho” neste versículo. como no caso Westcott/Hort 
ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Grego NT: Westcott/Hort
Θεὸν οὐδεὶς ἑώρακεν πώποτε μονογενὴς θεὸς ὁ ὢν είς τὸν κόλπον τοῦ πατρὸς ἐκεῖνος ἐξηγήσατο.

Os mais antigos e reputados manuscritos colocam monogenés theós (“Deus unigênito”):
P75: Papiro Bodmer 14, 15, gr., c. 200 EC, Genebra, E.G.
אc: (Álefe) Códice Sinaítico, gr., quarto séc. EC, Museu Britânico, E.H., E.G.
P66: Papiro Bodmer 2, gr., c. 200 EC, Genebra, E.G.
B: Ms. Vaticano 1209, gr., quarto séc. EC, Cidade do Vaticano, Roma, E.H., E.G.
C°: Códice Ephraemi rescriptus, gr., quinto séc. EC, Paris, E.H., E.G.

Muitos copistas realmente mudaram “Deus unigênito ” “para” filho unigênito, como no caso dos textos abaixo

ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Greek NT: Igreja Ortodoxa Grega
Θεὸν οὐδεὶς ἑώρακεν πώποτε ὁ μονογενὴς υἱὸς ὁ ὢν εἰς τὸν κόλπον τοῦ πατρὸς ἐκεῖνος ἐξηγήσατο.

ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Greek NT: Tischendorf 8a Ed.
θεὸν οὐδεὶς ἑώρακεν πώποτε ὁ μονογενὴς υἱὸς ὁ ὢν εἰς τὸν κόλπον τοῦ πατρός, ἐκεῖνος ἐξηγήσατο.

ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Greek NT: Stephanus Textus Receptus (1550, com acentos)
θεὸν οὐδεὶς ἑώρακεν πώποτε ὁ μονογενὴς υἱός, ὁ ὢν εἰς τὸν κόλπον τοῦ πατρὸς ἐκεῖνος ἐξηγήσατο

ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Greek NT: Bizantino/Texto Majoritário (2000)
θεον ουδεις εωρακεν πωποτε ο μονογενης υιος ο ων εις τον κολπον του πατρος εκεινος εξηγησατο

ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 1:18 Greek NT: Textus Receptus (1894)
θεον ουδεις εωρακεν πωποτε ο μονογενης υιος ο ων εις τον κολπον του πατρος εκεινος εξηγησατο

Somente manuscritos posteriores rezam "o Filho unigênito”:
A: Códice Alexandrino, gr., quinto séc. EC, Museu Britânico, E.H., E.G.
Cc: Códice Ephraemi rescriptus, gr., quinto séc. EC, Paris, E.H., E.G, com modificação posterior.
It: Antigas Versões Latinas, Itala, do segundo ao quarto séc. EC; E.H., E.G.
Vg: Vulgata latina, de Jerônimo, originalmente produzida em c. 400 EC (Iuxta Vulgatam Versionem, Württembergische Bibelanstalt, Stuttgart, 1975).
Syc: Siríaco curetoniano, originalmente produzido no quinto séc. (Edição: The Curetonian Version of the Four Gospels, de F. Crawford Burkitt, Vol. I, Cambridge, Inglaterra, 1904).
Syh: Versão siríaca filoxeniana-harcleana, sexto e sétimo séc. EC; E.G.

João 1:18 em Versões de língua Portuguesa

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou“. (ARA )

 “Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou”.Versão Católica on line

“Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido
Nova Versão Internacional

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (ACF)

“Nenhum homem jamais viu a Deus, o deus unigênito, que está [na posição] junto ao seio do Pai, é quem o tem explicado” (TNM)

“Ninguém jamais viu a Deus: O Filho ùnico, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer” (Bíblia de Jerusalém)

Versões inglesas
  
KJV – “O Filho unigênito  , que está no seio do Pai …. “

MLB – “O Filho unigênito  que permanece ao lado do Pai …. ”

NLV-  “O bem-amado Filho que está ao lado do Pai “.

RSV – “O Filho único  , que está no seio do Pai …. ”

JB – “É o  Filho  único, que está mais próximo ao coração do Pai …. ”

NJB – “É o Filho único  , que está perto do coração do Pai …. ”

LB – “O seu Filho único  tem, pois ele é o companheiro do pai …. ”

NEB – “Mas apenas do Deus Filho , aquele que está mais próximo ao coração do Pai …. ”

AT – “É o divino Filho apenas  , que se apóia no seio do Pai …. ”

Phillips – “o divino e só o Filho , … na  intimidade próxima com o Pai “.

Mo – “O divino , o único Filho , que fica sob o peito do Pai …. ”

GNB – “O único Filho , que é o mesmo Deus e está no seio do Pai …. ”

CBW – “O único filho , Divindade mesmo, que está no peito de seu pai …. ”

Beck (NT) – “O único Filho que é Deus e perto do coração do Pai …. ”

NAB (70) – “É Deus, o Filho único, sempre ao lado do Pai …. ”

NRSV – “É Deus o Único Filho , que é perto do coração do Pai, …. ”

Lattimore – “o único nascido de Deus que está no seio de seu pai … ”


NVI – ” Deus o Único, que está no seio do Pai …. ”


CONTINUA...

SHALOM ADONAY


JOSÉ ALFINYAHU Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.

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